Quem Somos

VIVÊNCIA
REVISTA BRASILEIRA DE ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Marca registrada da Junta de Serviços Gerais de Alcoólicos Anônimos do Brasil – JUNAAB, pelo processo INPI n° 826223125, com ISSN n° 0103-3549.

É nossa reunião impressa e aberta ao público, que apresenta um amplo leque da experiência atual de seus colaboradores com os Legados de Recuperação, Unidade e Serviço.

A matéria assinada é de responsabilidade exclusiva do autor e representa seu ponto de vista, que, mesmo eventualmente coincidente, não deve ser considerado como sendo de A.A., nem desta publicação.

A matéria enviada poderá ser publicada ou não, no todo ou em parte, a critério dos editores com base nas Diretrizes Editoriais, sem possibilidade de previsão e sem retorno aos emitentes quanto à publicação ou não. Os originais não são devolvidos e sua simples remessa implica em autorização para eventuais ajustes editoriais e publicação nas modalidades impressa e digital. As imagens são meramente ilustrativas, nunca retratam membros de A.A. e são livres de direitos autorais, oriundas de bancos virtuais, produzidas pelos editores e/ou cedidas por colaboradores.

Editor:
CPP – Comitê de Publicações Periódicas.
Redação, Distribuição e Correspondências:
Rua Padre Antônio de Sá, n° 116
Tatuapé, São Paulo/SP – CEP 03066-010
Fone/Fax: (011) 3229-3611.
E-mail:
cpp@aa.org.br
Diagramação:
Amarelinha Design Gráfico.
Jornalista Responsável:
Antonio Cezar Bergantini – MTB 0087675/SP.
Periodicidade:
bimestral.

Diretrizes editoriais da Vivência

Sobre o que escrever?

Sobre experiências pessoais relacionadas aos princípios de A.A., temas das edições e seções da revista (grupo-base, CTO, Mulher em A.A., Veteranos, Jovens etc). Você pode convidar profissionais não alcoólicos para relatarem suas parcerias com A.A. ou visões dos nossos princípios, mostrando-lhes estas Diretrizes; eles devem assinar com nome completo, profissão, município e UF, lembrando que não citamos, na revista, instituições privadas de reabilitação. Também recebemos piadas, charges, desenhos ou fotos de sua autoria para uso na revista.

Na linguagem do coração: falando apenas de si (na 1ª pessoa do singular); narrando o pulo do gato, o que marcou e fez diferença em sua recuperação, aprendizados e despertares para novos modos de ver, agir e viver.

Se escrito à mão: até 02 folhas pautadas ou 05 folhas sem linhas. Se digitado: até 5.000 caracteres com espaço.

Pode pedir ajuda a terceiros e nos enviar. Nossos servidores fazem os ajustes necessários (gramática, linguagem e tamanho do texto).

Matérias teóricas ou genéricas. Temáticas. Longos relatos dos tempos da “ativa” alcoólica. Históricos de grupos e órgãos de serviços. Ficção, drama, poemas, tributos, acrósticos, cartas ou críticas a terceiros. Conteúdos polêmicos, conflitantes com nossas Doze Tradições ou voltados para outros propósitos.

Edição enviar até
Jan/Fev 20/11
Mar/Abr 20/01
Mai/Jun 20/03
Jul/Ago 20/05
Set/Out 20/07
Nov/Dez 20/09

Textos sobre os temas de capa: observar os prazos da tabela. Demais colaborações: a qualquer tempo. Favor enviar uma só vez.

Precisam ser postadas no site da Vivência, ter resolução de 150 a 300 dpi e formato jpg. O grupo deve estar incluso no Cadastro Nacional de Grupos do site de A.A. Publicamos 12 fotos em cada edição impressa (por ordem de postagem e diversificação regional). Todas as fotos postadas são divulgadas no site da revista.

Acusamos recebimento e apreciamos todas as colaborações recebidas. Não informamos sobre a publicação ou não. Publicamos matérias enviadas muito antes, em função da composição de cada edição. Evitamos a repetição de autoria.

Importante: a simples remessa de originais ao CPP implica na autorização do remetente para edição e publicação em conformidade com os critérios informados nessa página, tanto em versão impressa quanto digital.

Textos, ilustrações e/ou fotos de sua autoria, enviar para o e-mail: cpp@aa.org.br

Fotos de salas de grupos, enviar pelo link: www.revistavivencia.org.br/enviar-grupo

Eventos, enviar pelo link: www.revistavivencia.org.br/enviar-evento

BREVE HISTÓRICO DA VIVÊNCIA

  • 1985

    Reunidos em Baependi (MG) e após longas discussões, a Junta de Custódios e seus Comitês autorizam a publicação do número zero da Revista Brasileira de Alcoólicos Anônimos, produzido em Campo Grande (MS) e cuja tiragem inicial, de 5.000 exemplares, teve saída imediata.

  • 1986

    Ainda sob a responsabilidade do Comitê de Literatura da JUNAAB, a edição n° 01 foi produzida em Brasília (DF), em formato menor e já adotando o nome Vivência (que bem expressa o sentido de troca de experiências, forças e esperanças na prática dos princípios sugeridos da Irmandade).

  • 1988

    Uma das caixas com parte da tiragem da edição n° 02 foi extraviada durante o transporte de Brasília a São Paulo; os exemplares restantes rapidamente se esgotaram, tornando esta edição uma raridade. Treze edições foram produzidas em Brasília. Até então, a linha editorial era dirigida à sociedade em geral, não aos membros.

  • 1990

    A Junta de Serviços Gerais decidiu transferir a produção da revista para Fortaleza (CE). Nessa altura tínhamos cerca de 3.000 assinantes e a periodicidade era trimestral.

  • 1991

    A linha editorial passou a definir-se como de uma revista editada por companheiros e para companheiros de A.A. Cada edição passou a trazer um artigo assinado por profissional, em geral da medicina.

  • 1993

    A produção da revista (a partir da edição n° 25) migrou para São Paulo, onde permanece até o momento. Houve nova mudança de formato e conteúdos, enfatizando as ações dos órgãos de serviço.

  • 1994

    A partir da edição n° 27, a periodicidade passou para bimestral e foi dado destaque aos eventos de A.A.

  • 1995

    A Conferência de Serviços Gerais criou o Comitê de Publicações Periódicas – CPP, doravante o responsável pela produção da revista (a partir da edição n° 36), que seguiu passando por aprimoramentos estéticos, de conteúdos e distribuição.

  • 1998

    O CPP desenvolveu atribuições relacionadas à distribuição, gestão das assinaturas (ativas e encerradas), estoques, atendimento aos assinantes e contato com os representantes. A base de assinantes atingiu o patamar atual, que, desde então, oscila entre seis e oito mil assinantes.

  • 2003

    Foi lançada a primeira coletânea de artigos publicados na Vivência, transformada no livro Compartilhando a Sobriedade, o qual subsidiou parte dos custos da XVI Convenção Nacional de A.A., realizada em São Paulo (SP), no mesmo ano.

  • 2006

    Passamos a comprar nosso próprio papel comercial para uso da revista e também da literatura oficial de A.A. em Língua Portuguesa.

  • 2007

    por sugestão da Conferência de Serviços Gerais, foi produzida uma edição exclusivamente com artigos assinados por profissionais (n° 105), cuja grande procura levou a uma reimpressão de mil exemplares.

  • 2008

    Foi criado o website da Vivência: www.revistavivencia.org.br

  • 2009

    A CSG aprovou o lançamento da 1ª edição das presentes Guias do RV.

  • 2010

    A partir da edição n° 124, a impressão gráfica deixou de ser feita a partir de fotolitos e adotou o formato de arquivo digital.

  • 2011

    A JUNAAB é habilitada a adquirir papel livre de tributação.

  • 2012

    Foi realizada a primeira revisão/atualização das Guias do RV.

  • 2016

    Foi lançada a versão on-line da Vivência, com valor de assinatura inferior ao da modalidade impressa. Foi realizada a digitalização completa das edições mais antigas, impressas a partir de fotolitos.

  • 2017

    A partir da edição n° 169, passamos a realizar e publicar entrevistas com profissionais Amigos de A.A. Artigos publicados na revista foram incorporados ao banco de dados do Amigo Anônimo, ferramenta virtual que informa sobre alcoolismo e A.A. a usuários da Internet, lançado por ocasião dos 70 anos da Irmandade no Brasil. Foi lançado o livro-coletânea de artigos de profissionais publicados na Vivência, Cooperar Sempre, que subsidiou parte dos custos dos eventos comemorativos dos 70 anos de A.A. no país. Foi lançada a 2ª edição do livreto Colcha de Retalhos, contendo artigos de mulheres AAs publicados na Vivência.

  • 2018

    Passamos a editar newsletters de divulgação da revista e a manter comunicação regular com os representantes de grupos, distritos e áreas cadastrados no website da Vivência. Foi realizada nova revisão das Guias do RV

    O site da revista passa por aprimoramentos diversos (novas funcionalidades, layout mais intuitivo e interativo)