A Revista

Vivência existe desde 1985 e tem como objetivo principal “informar ao público em geral como funciona a Irmandade de A.A., destacando nosso programa de recuperação”, além de “informar aos membros e aos grupos de A.A. o que a comunidade profissional pensa a respeito de Alcoólicos Anônimos e sobre a doença alcoolismo”.

Seu editorial é de responsabilidade do Comitê de Publicações Periódicas (CPP), composto por AAs voluntários e rotativos, que recebem colaborações vindas de todo país, avaliam, preparam os textos para publicação e constroem juntos cada edição. As etapas de diagramação, impressão gráfica, atualização do site e distribuição das revistas impressas são terceirizadas.

Sua periodicidade é bimestral e são oferecidas assinaturas anuais nas modalidades impressa e on-line, bem como exemplares avulsos – mais informações e procedimentos para adquiri-las encontram-se neste site e na nossa loja virtual, em: www.alcoolicosanonimos.org.br/loja

Também é prática comum membros de A.A. oferecerem assinaturas-cortesia para alcoólicos recém-chegados à Irmandade, familiares, amigos, empregadores e profissionais em geral.

Coletâneas de artigos têm sido organizadas e oferecidas como livros ou livretos. Encontram-se disponíveis os títulos: Compartilhando a Sobriedade (depoimentos de membros da Irmandade), Cooperar Sempre (artigos assinados por profissionais de diversas áreas, carinhosamente chamados de Amigos de A.A.), além da 2ª edição do livreto Colcha de Retalhos (com depoimentos de mulheres alcoólicas em A.A.).

A revista conta, ainda, com o imprescindível apoio da rede Representantes da Vivência, membros de A.A. que se revezam no serviço de divulgação da revista dentro e fora da Irmandade, no atendimento aos assinantes e no estímulo à produção de matérias — se você é um representante eleito, clique aqui para cadastrar-se e receber continuamente informações e material de apoio ao seu serviço!

Funcionamento do CPP

O Comitê de Publicações Periódicas – CPP – é responsável pela produção (bimestral) da Vivência e também dos periódicos (trimestrais) da JUNAAB, Bob Mural e JUNAAB Informa. É composto por um coordenador, indicado pelo Diretor Administrativo do ESG e homologado pela Junta, além de uma equipe de colaboradores convidados pelo coordenador, para juntos realizarem atribuições que incluem:

  • • Secretaria: recepção de colaborações, contatos com a rede de representantes e demais servidores da Irmandade, resposta às mensagens recebidas – por e-mail, telefone, correio etc;
  • • Triagem, edição e revisão das matérias para publicação;
  • • Produção de cada edição e acompanhamento das etapas terceirizadas (diagramação, impressão e distribuição);
  • • Acompanhamento da gestão, pelo ESG, da base de assinaturas ativas e encerradas (impressas e on-line); dos estoques de exemplares avulsos; do acervo das edições digitalizadas; e do website;
  • • Colaboração com o Comitê de Literatura na produção de coletâneas de artigos publicados na revista;
  • • Colaboração com o Comitê de Finanças e Diretoria Executiva do ESG na proposição das políticas de negócios envolvendo a revista: promoções, combos, descontos e outras.